Maior Festa do Peão da América Latina recebe, em palco de diversidade, 83 atrações de 6 estados
Celebrando o nono ano de parceria com Os Independentes, a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” abre a cortina do Espaço Culturando na Festa do Peão de Barretos 2016.
O Palco Culturando, durante o segundo sábado de Festa em 2015
Algumas mudanças marcam a realização neste ano: além do privilégio à diversidade – nesse sentido, reduziu-se o espaço para o chamado “sertanejo universitário”, sobretudo dos músicos que reproduzem os sucessos midiáticos – houve um enxugamento na programação: além de não haver eventos de palco nas tardes de domingo, a última noite da festa também não contará com atrações no Espaço Culturando 2016.
Mas isso não reduz a importância do palco, vitrine de artistas de todo o Brasil e contrapartida cultural a um evento marcado pela cultura massificada.
Quadrilha Cafundó do Brejo, mais um ano em Barretos – falará sobre o tema “O Amor é Cego”
Em 2016 o Culturando receberá mais de 80 atrações, de 45 cidades e seis estados brasileiros: além de SP, virão artistas do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Tocantins, que nos traz, por mais um ano, um dos maiores destaques do evento: a Quadrilha Cafundó do Brejo, que emociona com belas narrativas recheada de danças, drama e impecável caracterização dos artistas.
Animando o público infantil no Folclore em Cena, Cia. Rio Circular conta histórias com muita música e alegria
Serão cerca de 750 artistas passando pelo Espaço, desde música, dança, teatro e atrações de rua, com destaques para orquestras como a de violas “Rio Pardo” (Jardinópolis, na sexta, 26/8), de música caipira Som da Roça (Vinhedo, no sábado, 27/8) além da música clássica da centenária Corporação Musical “Gomes & Puccini” (Jaboticabal, na quinta, 25/8, no aniversário de Barretos).
Folclore em Cena
Em realização do Ministério da Cultura, AGCIP, com patrocínio do Açúcar caravelas – Grupo Colombo, haverá etapa do Festival Folclore em Cena no Parque do Peão. Com entrada franca durante o dia, o espaço Rancho do Peãozinho receberá a chamada “Tenda da Lenda”, com contação de histórias, atrações musicais e de dança para o público infantil, previamente agendado junto a Os Independentes e e AGCIP.
Haverá, ainda, troca de livros e cineclube dentre as ações previstas.